sexta-feira, 3 de julho de 2009

9ª Goiânia Mostra Curtas

Estão abertas as inscrições para o 9ª Goiânia Mostra Curtas

http://goianiamostracurtas.com.br/

http://goianiamostracurtas.com.br/inscricoes/

Regulamento

Regulamento da mostra competitiva

9ª Goiânia Mostra Curtas - 06 a 11 de outubro de 2009. 

1) Organização

Produzido e dirigido pelo Icumam (Instituto de Cultura e Meio Ambiente).

Diretora Geral: Maria Abdalla. 

2) Meta e principais objetivos

A democratização da produção audiovisual é a meta principal da Goiânia Mostra Curtas, festival que programa exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos, sem propor distinções e/ou hierarquizações.

A nona edição do festival, programada de 06 a 11 de outubro de 2009, em Goiânia/GO, tem como objetivo divulgar o cinema nacional de curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas metragens em Goiás, além de discutir meios e estratégias para a distribuição e formação de platéia para o cinema brasileiro. 

3) Inscrições

a) O Icumam recebe inscrições para a 9ª Goiânia Mostra Curtas, entre 30 de junho e 20 de agosto de 2009; 

b) Os filmes serão selecionados pela organização do festival, entre produções inscritas e/ou convidadas, realizadas em 35mm, 16mm e vídeo. Produções realizadas em formato digital poderão participar do festival, se o suporte final for 35mm, 16mm ou DVD; 

c) As produções deverão ter a duração máxima de 25 minutos; 

d) Os curtas metragens inscritos deverão ter sido realizados a partir de 2008 e não poderão ter sido exibidos nas edições anteriores da Goiânia Mostra Curtas;

e) Vídeos ou filmes anteriormente inscritos, que não foram exibidos na mostra, podem se inscrever novamente, desde que estejam de acordo com o regulamento do festival;

f) Os interessados em se inscrever deverão enviar ao Icumam as seguintes informações:

- Impressão do formulário de inscrição enviado pelo site do festival;

- Cópia do filme em DVD;

- Mínimo de 2 (duas) fotos, que deverão ser anexadas ao formulário de inscrição disponível no site do Goiânia Mostra Curtas, em formato jpeg, horizontal, resolução máxima de 2400 x 1800 pixels, mínimo de 150 e máximo de 300 dpi, máximo de 2 MB por imagem, ou enviadas por correio com tamanho mínimo de 7cm x 10cm;

- Material de divulgação (cartazes, release, clipping, outros). 

Endereço para envio dos materiais:

A/C Maria Abdalla / Erasmo Alcântara

Endereço Icumam:

Instituto de Cultura e Meio Ambiente

Rua 91, nº 612, Setor Sul

74.083-150 Goiânia-GO 

g) A relação dos curtas selecionados será divulgada até 01 de setembro de 2009, podendo a data ser alterada caso haja indicação técnica da curadoria.

h) Devido a limitações orçamentárias, a organização do festival não se obrigará a convidar todos os realizadores selecionados para representar seus filmes, pessoalmente, em Goiânia. O convite a alguns realizadores será feito de forma proporcional à quantidade de produções inscritas por Estado, respeitando critérios de representatividade, por região;

i) As cópias para a exibição (35mm, 16mm e DVD) e material de divulgação deverão chegar ao Icumam até 30 de setembro de 2009. As despesas de envio das cópias, de outros Estados para Goiânia, serão custeadas pela produção do festival. Os realizadores que não estiverem presentes no festival terão suas cópias devolvidas por correio. O festival também se responsabiliza por estas despesas.

j) Para filmes e vídeos de realizadores locais, o representante deverá retirar a cópia pessoalmente, no escritório do Icumam, até 02 (duas) semanas após o término do evento; 

l) O festival se responsabiliza integralmente pelas cópias dos filmes. Em caso de extravio ou perda, o reembolso não poderá ultrapassar o custo de cópia em laboratório brasileiro (filme em película). Todos os filmes nas bitolas 35mm e 16mm serão devidamente segurados;

Solicitamos aos responsáveis por filmes selecionados para este festival que, se estiverem participando de outros eventos que ocorram em datas próximas à Goiânia Mostra Curtas, enviem autorização formal e laudo da cópia para que haja cooperação entre os eventos no sentido de otimizar a remessa da cópia do filme diretamente para o Icumam, em Goiânia/GO. 

4) Premiação 

O festival tem caráter cultural, embora seja competitivo em cinco mostras: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Cinema nos Bairros e a 8ª Mostrinha. Um corpo de jurados formado por realizadores e pesquisadores, com atuação nacional, elege os curtas premiados. As categorias Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Goiás também terão, na 9ª Goiânia Mostra Curtas, a primeira participação de júri popular, na escolha do Melhor Curta Metragem. 

a) A premiação da Goiânia Mostra Curtas tem foco no incentivo à produção, oferecendo os seguintes prêmios:

• Curta Mostra Brasil: Melhor Curta Metragem (troféu Icumam, produtos e serviços concedidos por empresas apoiadoras do festival), Melhor Direção (troféu Icumam) e Menção Honrosa (troféu Icumam), Melhor Curta Metragem - júri popular (troféu Icumam). 

• Curta Mostra Goiás: Melhor Curta Metragem (troféu Icumam, produtos e serviços concedidos por empresas apoiadoras do festival), Melhor Direção (troféu Icumam), Menção Honrosa (troféu Icumam) e Melhor Curta Metragem - júri popular (troféu Icumam). 

• Curta Mostra Municípios: Melhor Curta Metragem (troféu Icumam, produtos e serviços concedidos por empresas apoiadoras do festival), Melhor Direção (troféu Icumam), Menção Honrosa (troféu Icumam) e Melhor Curta Metragem - júri popular (troféu Icumam). 


• Curta Mostra Cinema nos Bairros: Melhor Curta Metragem – júri popular (troféu Icumam). 

• 8ª Mostrinha: Melhor Curta Metragem – júri popular infantil (troféu Icumam). 

b) Anualmente, o Icumam escolhe um tema ou gênero cinematográfico para o festival, que origina uma mostra especial não-competitiva, além de atividades de qualificação. Na nona edição da Goiânia Mostra Curtas, o tema escolhido é Mídias Portáteis. Sendo não-competitiva, a Curta Mostra Mídias Portáteis não receberá inscrições. A seleção dos filmes para a mostra temática está a cargo de curadoria convidada pelo festival. 

5) Outros

a) Condicionada à captação de recursos, a coordenação do festival poderá realizar uma versão itinerante e compacta do festival. Os filmes programados para a mostra compacta serão escolhidos dentre os selecionados para a 9ª Goiânia Mostra Curtas.

b) Toda informação presente no formulário de inscrição, além de imagens dos filmes (até 30 segundos) poderão ser usados para divulgação no website do festival e nos veículos de comunicação;

c) O material enviado para a inscrição passará a fazer parte do acervo do Icumam e poderá ser utilizado para fins culturais, que não tenham fins lucrativos, em projetos de exibição popular com o intuito de colaborar para a democratização audiovisual do cinema nacional.

d) Os filmes selecionados para a 9ª Goiânia Mostra Curtas poderão participar da mostra televisiva do festival, anualmente realizada pela TV Brasil Central/Cultura, para todos os municípios goianos, mediante autorização do autor.

e) Todos os filmes inscritos na 9ª Goiânia Mostra Curtas estarão sujeitos às condições previstas neste regulamento. 

Maria Abdalla

Diretor Geral

9ª Goiânia Mostra Curtas


Nenhum comentário: