sábado, 29 de setembro de 2007

Stuttgart Festival of Animated Film

CALL FOR ENTRIES

SUBMISSION DEADLINE: DECEMBER 01, 2007!

The Stuttgart International Festival of Animated Film is now ready to
go into the 15th round. With over 50.000 visitors to cinemas in
Stuttgart and Ludwigsburg and to the open air event on Stuttgart's main
square "Schlossplatz" as well as 1.000 professionals, the festival is
one of the largest events for animated film worldwide.
The 15th Stuttgart Festival of Animated Film (May 01 to May 06, 2008)
impresses yet again with a wide range of animated film – from artistic
short films, through TV series and children's films to feature-length
animation. It offers a high-class programme with the best new
productions from all over the world.

The festival is also an important international place of exchange for
filmmakers, producers, distributors, sales agents, and journalists. At
the Animated Video Market professional visitors have access to a wide
selection of all the films submitted. In view of the success of the
Animation Production Day 2007 this business meeting shall be continued
in an extended form.

New:
- Under Commission: Competition for commissioned film work.
- "Music for Animation" Award as part of the International Competition.
- The Stuttgart Festival of Animated Film goes digital. For the first
time films can be shown in high-resolution DCP format.

We kindly invite you to enter your film(s) produced at the end of 2006
and in 2007 to one of the following categories:

- International Competition
- Young Animation (Student film competition)
- Tricks for Kids (Children's film competition)
- AniMovie (Feature-length film competition)
- Animated Series
- Under Commission (Competition for commissioned film work)

The entry form and the festival regulations can be downloaded at

www.itfs.de (english version).
For further information please contact Andrea Bauer at
bauer@festival-gmbh.de.
Online registration is possible at www.reelport.com.

We are looking forward to your submission!

Most sincerely,

The Stuttgart Festival of Animated Film!

Contact Address:
Film- und Medienfestival gGmbH
Schlossstrasse 84
70176 Stuttgart
Germany
+49-711-92546-0

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FESTIVAL NEXT YEAR
15th Stuttgart Festival of Animated Film
May 01 to May 06, 2008
http://www.itfs.de

If you want to cancel the newsletter or change your e-mail address
please visit
http://www2.festival-gmbh.de/itfs/2007/newsletter_en.htm

The Stuttgart Festival of Animated Film is cooperating with fmx -
International Conference on Animation, Effects, Realtime and Content.
http://www.fmx.de

More about the Festival: http://www.itfs.de

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Público de filmes de animação cresceu 153% em quatro anos

Os filmes de animação atraíram 18,2 milhões de espectadores às salas
de cinema brasileiras no ano passado, o que representa um crescimento
de 153% na procura pelo gênero em um período de quatro anos (em 2002
foram 7,2 milhões de pessoas). O volume de público acompanhou a
evolução dos filmes de animação distribuídos no Brasil, que passou de
11 produções em 2002 para 21 títulos em 2006.

Os dados foram apresentados pela Nielsen EDI, durante o FIICAV 2007. De
acordo com a pesquisa, a animação foi o gênero de filme mais assistido
no Brasil no ano passado, com 20% de market share e média de público de
800 mil espectadores.

Exportação – A Maurício de Souza Produções vai exportar a animação
brasileira para o mercado asiático a partir do final de 2007. A empresa
já está produzindo uma série de desenhos educativos que serão
transmitidos na TV popular da China, atingindo cerca de 180 milhões de
crianças. "Precisamos levar a animação brasileira para a TV, não só no
Brasil, como no mundo todo", disse Maurício de Souza à Tela Viva News,
durante o FIICAV 2007.

Acompanhando esta tendência, os Estúdios Maurício de Souza também vão
produzir a primeira série de desenhos animados voltados especificamente
para a TV. "Antes, pegávamos trechos de filmes prontos e adaptávamos
para a televisão. Agora, vamos apostar nesse meio de comunicação e,
para isso, vamos produzir séries já com o formato adequado", comentou o
criador da Turma da Mônica.
No segmento de longa-metragens, já está em produção o filme do
personagem Horácio, com previsão de lançamento para 2009, além de mais
um longa previsto para 2010.

(Fonte: Tela Viva News)

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Simpsons e ThunderCats no ANIMASERRA 2007

O ator, narrador e dublador Ricardo Juarez trará para o ANIMASERRA 2007 um tom de sua inigualável voz e a dos fantásticos personagens que já dublou:

Barney - Simpsons,
Tygra - ThunderCats,
Johnny Bravo,
Melman - Madagascar,
Taz Mania, entre muitos outros.

Sua voz já faz parte do inconsciente coletivo de quem curte cinema de animação. Imperdível!!! Veja no atualizado:

www.animaserra.com.br

ANIMASERRA
3 de novembro
Espaço Higino - Teresópolis-Rj

4 de novembro
Senac e Casarão Produções.


fonte: animatiras@animaserra.com.br

Batalha, a Guerra do Vinil




por Marco Aurélio Canônico


É em horário ingrato, à meia-noite, que acontece hoje um fenômeno raro: a estréia de um desenho animado brasileiro na televisão (estreiou na sexta-feita, 21 de setembro) - no caso, no canal pago Cartoon Network. O cometa da vez se chama Batalha - A Guerra do Vinil, uma produção do estúdio Terpins Greco que retrata a cultura hip hop das periferias paulistanas e tem partipação de um dos ícones do gênero, Thaíde.

A história fala de um DJ novato, Air, que encara o célebre Black Jahmanta nas famosas batalhas de DJs, onde vence quem for melhor nas picapes.

Produzido desde 2003 na extenuante animação em stop motion - onde bonecos de massinha são movimentados e filmados passo a passo - Batalha é trabalho de qualidade. Seus animadores recriaram com perfeição as favelas da periferia paulistana (há um "making of" que pode ser visto na página do filme, link no fim da matéria).

A se lamentar. além da raridade de estréias como essa, o fato de que elas têm vida breve. Batalha tem apenas uma história, em quatro episódios de cinco minutos cada, que serão exibidos às sextas.

Por fim, seria desejável mais investimento em produção nacional por parte de canais como o Cartoon, não apenas exibindo o desenho em horários adequados, mas custeando a produção - que, aqui, foi paga com recurso público, via Ancine.

Lançamento de "Batalha, A Guerra do Vinil" no Cartoon Network
http://www.guerradovinil.com.br

fonte: caderno Ilustrada da Folha de São Paulo de Sexta-Feira dia 21 de setembro

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Tropa de Elite




Filme sobre o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) e o que supostamente acontece por lá. José Padilha diretor do filme, protagonizado por Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro. 

Tropa de Elite, considerado o filme do ano de 2007, estourou na mídia, de uma maneira nenhum um pouco convencional, lançaram uma cópia pirata, antes do lançamento do filme. Não se pode julgar o interesse do pirata em questão, ele simplesmente, num ato ingênuo, ter passado uma cópia pra um amigo e daí pra frente o filme correu mão a mão num excelente exemplo de  marketing viral, não intencional. Pois o diretor ficou indignado, com toda razão, pois o retorno finaceiro se tornará menor. Mas existem males que vem para o bem. Tenho certeza que quenm viu o filme por essas cópias piratas, gostarão de vê-lo no cinema também, eu serei uma dessas pessoas.

mais informações:   

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u320738.shtml

sábado, 8 de setembro de 2007

O bolsa-abacaxi do Cinema Nacional

O bolsa-abacaxi do Cinema Nacional
por Felipe Atxa em 06 de setembro de 2007

Resumo: Bastam alguns telefonemas para as pessoas certas e você também pode entrar nessa. É o bolsa-abacaxi de todos os governos: alguém fica com a parte boa, enquanto todos nós nos contentamos com as cascas.

© 2007 MidiaSemMascara.org

Vamos imaginar que um advogado, ou engenheiro, casado, três filhos e 20 quilos acima do peso, perceba quando completa 50 anos de idade que jamais realizou um sonho de criança: ser ginasta olímpico. Apesar da aparente impossibilidade da situação, ele consegue fazer quatro ou cinco contatos importantes na confederação relativa ao esporte e, financiado por um polpudo subsídio público, inicia suas atividades tardias na modalidade, com chances de ser até indicado pelo país para representá-lo nas próximas eliminatórias olímpicas.

Pois bem: a analogia estapafúrdia serve redondamente para o Cinema Brasileiro. Para produzir um filme com dinheiro público, no Brasil, não é necessário trabalhar dentro de qualquer perspectiva lógica com relação à realidade – basta ter acesso a restrita rede de contatos com acesso às verbas públicas destinadas a esse fim. Essa rede é composta em 95% por políticos governistas em qualquer esfera, por burocratas de carreira (autênticos despachantes de luxo da classe) e pelos próprios cineastas, que se alternam entre ser jurados de comissões que distribuem verbas e ser contemplados por essas mesmas comissões em certames alternados – numa autêntica dança das cadeiras onde quem está dentro não sai e quem está fora não entra (a menos que o governo aumente, com o dinheiro dos contribuintes, o número de "cadeiras" disponíveis).

É dessa forma que o milionário Cinema Brasileiro, depositário de infinita credibilidade por parte da classe política e de dezenas de milhões de reais anuais a serem gastos segundo sua autodefinida conveniência, tem conseguido se superar na estranha e misteriosa arte de produzir alguns dos mais caros e ruins filmes feitos em todo o mundo – abacaxis genuinamente nacionais. Os filmes brasileiros, de modo geral, são tolerados apenas aqui dentro, onde a "crítica especializada" cumpre seu papel de doce subserviência. Lá fora, mesmo os maiores sucessos alardeados por aqui são apenas sucessos pequenos ou relativos quando comparados com similares de outras nacionalidades. Um exemplo é o megablockbuster esquerdista "Cidade de Deus" (o mais protegido e superestimado filme terceiro-mundista da História do Cinema, a ponto de conseguir a proeza de concorrer ao Oscar em duas edições seguidas e não ganhar nenhum), cujo faturamento mundial ($27,387,381)
(http://www.boxofficemojo.com/movies/?!id=cityofgod.htm) permanece muito inferior ao de outras produções estrangeiras similares, como "O Tigre e o Dragão" ($213,525,736) (http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=crouchingtigerhiddendragon.htm) e "A Vida é Bela" ($229,163,264)
(
http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=lifeisbeautiful.htm), apesar de todo o esforço e investimento feitos para que o mesmo pudesse se tornar um verdadeiro sucesso de bilheteria.

É especialmente por essas duas razões (a ausência de controle da distribuição de verbas estatais e a superproteção conferida pela mídia aos filmes e seus realizadores) que nosso cinema é pródigo em ultrapassar regularmente seus próprios limites de ruindade, como nas produções recentes "O Dono do Mar"
(http://br.youtube.com/watch?v=k5ksH6pD6TY) e "Acredite! Um espírito baixou em mim" (http://tvuol.uol.com.br/cinema/trailers/2007/08/16/acredite um espirito_baixou_em_mim.jhtm),
exemplos constrangedores de como o Cinema Brasileiro não pode ser levado a sério, quanto mais receber o punhado de dinheiro que se lhe destina sem cobrar nada em troca.

São esperados para breve, na corrida maluca para descobrir quem consegue mais dinheiro público e quem supera a ruindade dos filmes anteriores, em novas produções caras e cada vez mais desprezíveis do ponto de vista estético ou "cultural", os novos competidores Bruna Surfistinha e Márcio Garcia, a ex-prostituta (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u312233.shtml) e o apresentador de gincanas na TV (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u320202.shtml), dois fortes candidatos no show de "qualidade total" em que se transformou o lamentável Cinema Nacional. Bastam alguns telefonemas para as pessoas certas e você também pode entrar nessa. É o bolsa-abacaxi de todos os governos: alguém fica com a parte boa, enquanto todos nós nos contentamos com as cascas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Animamundi ESPECIAL em Belo Horizonte

ANIMA MUNDI ESPECIAL 2007 chega a Belo Horizonte!
De 19 a 23 de Setembro

No Teatro Klauss Vianna - Oi Futuro, na Av. Afonso Pena 4001, térreo - Mangabeiras, serão exibidas várias sessoes de curtas e longas além de papos animados, numa versão reduzida e selecionada da 15a edição do
Festival Internacional de Animação do Brasil que aconteceu em julho no Rio e SP.

Dentro da programação, incluimos um workshop profissional (de 19 a 21 de setembro) com o animador Peter Peake, dos estúdios Aardman. Em três dias, ele abordará a animação stop-motion, com exercícios práticos.

Mais detalhes sobre o Especial BH e o Workshop Stop Motion no site

www.animamundi.com.br


fonte: animadores-mg@yahoo.com.br

WORKSHOP DE STOP-MOTION com PETER PEAKE da AARDMAN

Workshop Profissional STOP-MOTION
com Peter Peake

Peter Peake é um dos principais animadores dos Estúdios da Aardman. Trabalhou como animador principal no filme vencedor do Oscar "A Close Shave" de Nick Park e em "Rex the Runt" de Richard Goleszowski. Em
1994, ele dirigiu seu 1º curta para Aardman, "Pib and Pog", vencedor do Prêmio McLaren no Edinburgh Film Festival. Em 1998, venceu novamente o Prêmio McLaren com o filme "Humdrum" e foi indicado ao Oscar de
Animação. Dirigiu "Robbie the Reindeer II – Legend of the Lost Tribe", vencendo o Prêmio Emmy em 2003. Dirigiu vários comerciais entre eles: Coca Cola, Digital UK e Wrigleys.

Em 2006, escreveu e dirigiu 5 episódios de "Pib and Pob" para distribuição na AtomFilms. Atualmente dirige 3 curtas para a Aardman baseados em personagens que criou.

O workshop enfocará a técnica de Stop-Motion. A ênfase será no estilo cômico, fortemente influenciado pelos Estúdios da Aardman. Durante o workshop, os alunos terão a oportunidade de desenvolver um personagem
totalmente animado e realizar testes de animação.

O programa de 3 dias será dividido da seguinte forma: modelagem, performance em cena e técnicas avançadas de animação.

Dia 01 - Modelagem
Enfoque na criação de personagens.Análise dos diferentes tipos de plasticina, confecção de armaduras, ferramentas práticas e cuidados especiais.

Dia 02 - Performance em cena
Enfoque na criação do cenário e atuação de personagens. Materiais que devem ou não ser utilizados, como manter elementos imóveis durante a filmagem da cena, acessos através de portas, paredes
removíveis e tetos falsos. Uma visão geral sobre a performance dos personagens animados, movimentos aceitáveis, atuação, mímica e cuidados especiais.

Dia 03 - Técnicas avançadas em animação
Análise do exercício feito na aula anterior e discussão de tópicos facilitadores da ação do personagem em cena, tais como: ciclos de caminhada, diferentes modos de andar, ciclo simples de caminhada de animais, diálogo com enfoque no sincronismo labial e uso da ficha de filmagem.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Belo Horizonte:
Datas e horários: 19, 20 e 21 de setembro, de 10:00h às 13:00h
Local: Museu das Telecomunicações - Oi Futuro
Av. Afonso Penna, 4001 térreo – Mangabeiras
Belo Horizonte - MG
Telefone para informações: 31 3229 3131

Rio de Janeiro:
Datas e horários: 25, 26 e 27 de setembro, de 10:00h às 13:00h
Local: Sede do Anima Mundi
Rua Elvira Machado, 5 – Botafogo
Rio de Janeiro - RJ
Telefone para informações: 21 2543 8860 / 2541 7499

Número de participantes: 20

Processo de Seleção:
Pré-requisito: conhecimento básico de animação, preferencialmente Stop Motion

Inscrições:
Os interessados devem enviar, currículo resumido e uma seleção sucinta de material visual em VHS, CD ou DVD. Serão aceitos materiais disponíveis em website.

Envio de material:
1. Por e-mail - mailto:dvd@animamundi.com.br, dvd@animamundi.com.br, ou por indicação de website;
2. Por correio, para envio de VHS, CD ou DVD e currículo, o material deve ser enviado para:

IMAN IMAGENS ANIMADAS LTDA
Workshop "STOP MOTION"
Rua Elvira Machado, 5 – Botafogo
CEP: 22280 – 060 / Rio de Janeiro / RJ

O material enviado não será devolvido

Taxa de Inscrição: Os candidatos selecionados devem confirmar a inscrição, mediante pagamento da taxa de inscrição do local escolhido. Após essa data as possíveis vagas serão preenchidas por outros candidatos da lista deespera. As informações para efetuar o pagamento serão fornecidas após a seleção.

Belo Horizonte:
Taxa de inscrição - R$75,00
Data limite para envio de material – 10/09
Contato via e-mail com os candidatos selecionados – 13/09
Prazo para pagamento da taxa de inscrição – 13 à 18/09

Rio de Janeiro:
Taxa de inscrição - R$300,00
Data limite para envio de material – 11/09
Contato via e-mail com os candidatos selecionados – 14/09
Prazo para pagamento da taxa de inscrição – 14 à 21/09

Importante: devido ao limitado número de vagas, solicitamos que se candidatem apenas aqueles que poderão participar integralmente do workshop, cumprindo todos os dias e horários estabelecidos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Batalha, a guerra do vinil

Será lançado finalmente, depois de 4 anos de produção
e muita batalha pra q tudo desse certo a minisserie

Batalha, A Guera do Vinil,

dia 21 de Setembro
no Cartoon Network.

Confiram uma amostra em:

http://www.youtube.com/watch?v=9gzV6kZEsAM
http://www.youtube.com/watch?v=svwhoEHGpo4
http://www.youtube.com/watch?v=qJ0z8ROaSKQ
http://www.youtube.com/watch?v=BXwH2qwe884

Conselhos de Cultura em debate no RJ

Conselhos de Cultura em debate

Segunda-feira, 03/09/2007, às 18:30
Auditório do Sindicato dos Artistas e Técnicos/SATED (rua Alcindo
Guanabara,
17/18º - Cinelândia – TEL: 2220-8147)

Mesa Composta por:
Jorge Coutinho – presidente do Sindicato dos Artistas e
Técnicos/SATED-RJ
Lúcia Pardo – representação regional do Ministério da Cultura
Eliomar Coelho – vereador e autor da lei do Conselho de Cultura/RJ
Lia Calabre – Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Cultura
Marcos Serra – Conselho Municipal de Cultura/Nova Iguaçu
Alexandre Valentim – Conselho Municipal de Cultura/São Gonçalo

CONSELHOS DE CULTURA - UM DEBATE NECESSÁRIO

A participação popular na gestão cultural é uma estratégia eficaz para democratizar toda e qualquer ação ditada por políticas públicas. Na maioria dos municípios, as ações de política cultural dependem somente da
vontade da prefeitura, raramente envolvendo a sociedade civil na elaboração e execução. A criação de um Conselho de Cultura pode ser um instrumento adequado para abrir a gestão cultural para a sociedade civil.

O Rio de Janeiro, mesmo tendo uma alta representatividade em todos os segmentos culturais, não tem participação mais efetiva de seus membros no tocante as Políticas Públicas, pois nem na Gestão Estadual como na Municipal funcionam Conselhos com participação daqueles que realmente fazem a Cultura acontecer.

O Poder Legislativo do Rio de Janeiro, através de sua Câmara Municipal e do conjunto de seus vereadores percebeu a importância do papel, cada vez maior, que terão a arte e a cultura como fatores para o desenvolvimento econômico, social e humano numa sociedade globalizada e, depois de uma batalha de mais de 15 anos aprovou no dia 26/04/2007 a criação do Conselho Municipal do Rio de Janeiro. Mas isso só irá acontecer se a Sociedade Civil e o Executivo Municipal compreenderem essas atividades não só como prioritárias para o desenvolvimento local, maximizando o seu potencial, mas como instrumentos poderosos para o fortalecimento dos laços comunitários, do diálogo cívico e da consciência democrática.

Em vista disso estamos realizando um debate e fórum para compreendermos melhor as Atribuições de um CONSELHO CULTURAL, sua composição, como se implanta e que resultados pode oferecer.

Venha participar.

A CULTURA DO RIO MERECE

SATED/RJ – COMCULTURA-COOMUSI-CPC ARACY de ALMEIDA

fonte: animmadores@yahoogrupos.com