segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Batalha, a Guerra do Vinil




por Marco Aurélio Canônico


É em horário ingrato, à meia-noite, que acontece hoje um fenômeno raro: a estréia de um desenho animado brasileiro na televisão (estreiou na sexta-feita, 21 de setembro) - no caso, no canal pago Cartoon Network. O cometa da vez se chama Batalha - A Guerra do Vinil, uma produção do estúdio Terpins Greco que retrata a cultura hip hop das periferias paulistanas e tem partipação de um dos ícones do gênero, Thaíde.

A história fala de um DJ novato, Air, que encara o célebre Black Jahmanta nas famosas batalhas de DJs, onde vence quem for melhor nas picapes.

Produzido desde 2003 na extenuante animação em stop motion - onde bonecos de massinha são movimentados e filmados passo a passo - Batalha é trabalho de qualidade. Seus animadores recriaram com perfeição as favelas da periferia paulistana (há um "making of" que pode ser visto na página do filme, link no fim da matéria).

A se lamentar. além da raridade de estréias como essa, o fato de que elas têm vida breve. Batalha tem apenas uma história, em quatro episódios de cinco minutos cada, que serão exibidos às sextas.

Por fim, seria desejável mais investimento em produção nacional por parte de canais como o Cartoon, não apenas exibindo o desenho em horários adequados, mas custeando a produção - que, aqui, foi paga com recurso público, via Ancine.

Lançamento de "Batalha, A Guerra do Vinil" no Cartoon Network
http://www.guerradovinil.com.br

fonte: caderno Ilustrada da Folha de São Paulo de Sexta-Feira dia 21 de setembro

Nenhum comentário: