segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Conselhos de Cultura em debate no RJ

Conselhos de Cultura em debate

Segunda-feira, 03/09/2007, às 18:30
Auditório do Sindicato dos Artistas e Técnicos/SATED (rua Alcindo
Guanabara,
17/18º - Cinelândia – TEL: 2220-8147)

Mesa Composta por:
Jorge Coutinho – presidente do Sindicato dos Artistas e
Técnicos/SATED-RJ
Lúcia Pardo – representação regional do Ministério da Cultura
Eliomar Coelho – vereador e autor da lei do Conselho de Cultura/RJ
Lia Calabre – Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Cultura
Marcos Serra – Conselho Municipal de Cultura/Nova Iguaçu
Alexandre Valentim – Conselho Municipal de Cultura/São Gonçalo

CONSELHOS DE CULTURA - UM DEBATE NECESSÁRIO

A participação popular na gestão cultural é uma estratégia eficaz para democratizar toda e qualquer ação ditada por políticas públicas. Na maioria dos municípios, as ações de política cultural dependem somente da
vontade da prefeitura, raramente envolvendo a sociedade civil na elaboração e execução. A criação de um Conselho de Cultura pode ser um instrumento adequado para abrir a gestão cultural para a sociedade civil.

O Rio de Janeiro, mesmo tendo uma alta representatividade em todos os segmentos culturais, não tem participação mais efetiva de seus membros no tocante as Políticas Públicas, pois nem na Gestão Estadual como na Municipal funcionam Conselhos com participação daqueles que realmente fazem a Cultura acontecer.

O Poder Legislativo do Rio de Janeiro, através de sua Câmara Municipal e do conjunto de seus vereadores percebeu a importância do papel, cada vez maior, que terão a arte e a cultura como fatores para o desenvolvimento econômico, social e humano numa sociedade globalizada e, depois de uma batalha de mais de 15 anos aprovou no dia 26/04/2007 a criação do Conselho Municipal do Rio de Janeiro. Mas isso só irá acontecer se a Sociedade Civil e o Executivo Municipal compreenderem essas atividades não só como prioritárias para o desenvolvimento local, maximizando o seu potencial, mas como instrumentos poderosos para o fortalecimento dos laços comunitários, do diálogo cívico e da consciência democrática.

Em vista disso estamos realizando um debate e fórum para compreendermos melhor as Atribuições de um CONSELHO CULTURAL, sua composição, como se implanta e que resultados pode oferecer.

Venha participar.

A CULTURA DO RIO MERECE

SATED/RJ – COMCULTURA-COOMUSI-CPC ARACY de ALMEIDA

fonte: animmadores@yahoogrupos.com

Nenhum comentário: