quinta-feira, 1 de maio de 2008

II CURTA CABO FRIO, inscrições abertas

As inscrições já estão abertas e vão até dia 10 de maio.
 
O Festival é uma realização da EMES Filmes com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Cultura, além do apoio da Inter TV e da Gaia Produções.

Os interessados em participar com seus filmes devem visitar o site

www.festivalcurtacabofrio.com.br

para conhecer o regulamento e se realizar a sua inscrição. Nesta segunda edição, o "Curta Cabo Frio" terá como temática principal "A Regionalização Cinematográfica" que visa colocar em debate a questão da importância das produções regionais para a disseminação das diversas culturas do país. Considerado o maior evento de audiovisual do interior do Estado do Rio de Janeiro, o "Curta Cabo Frio" terá quatro mostras competitivas, como em 2007, ano de sua primeira edição, são elas:

- Mostra de Curtas em Película de 35mm e 16mm com até 30 minutos de duração.
- Mostra de Curtas digitais – em qualquer mídia para curtas com até 30 minutos de duração.
- Mostra de Curtas em Câmera de Celular / Fotográficas para curtas com até 3 minutos.
- Mostra de Filmes Publicitários - em qualquer formato para filmes com duração até 1 minuto.

Um dos objetivos do Curta Cabo Frio é apresentar novas maneiras de fazer cinema e continuar levando cinema para toda a população da cidade de Cabo Frio, através de exibições em praças, escolas e universidades, e ainda dentro da programação, acontecerão workshops e palestras focando o tema principal desta edição do festival, como a importância das produções regionais para o desenvolvimento das diversas culturas nacionais.
 
Durante o festival estarão reunidos profissionais do meio cinematográfico, educadores, estudantes universitários, estudantes da rede municipal e todos os interessados no potencial do processo do audiovisual.
 
Faremos uma homenagem a Nelson Pereira dos Santos, considerado um dos mais importantes cineastas do nosso país. Seu filme "Vidas Secas", baseado na obra de Graciliano Ramos, é um dos filmes brasileiros mais
premiados em todos os tempos, sendo reconhecido internacionalmente como uma obra-prima. Vale ressaltar que Nelson Pereira dos Santos foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo. Durante o festival haverá exibição de dois filmes do cineasta homenageado, além de uma mostra de filmes tratando de questões raciais.
 
O Festival acontecerá entre os dias 5 e 15 de maio de 2008,
contamos com sua participação.

 
Beatriz Tanneãor
Produçãão

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezada Beatriz Tanner,

Venho através desta acusar recebimento e agradecer o convite para o II Curta Cabo Frio - Festival de curta-metragem, que se realizará entre os dias 5 e 15 de maio. Infelizmente não poderei comparecer pelo motivo de estar fora do Estado do Rio de Janeiro neste período.
Desejo grande sucesso!

Atenciosamente,

Jorge Coutinho
Presidente do SATED/RJ
presidencia@satedrj.org.br
(21)2220-7209/2224-2277