quarta-feira, 2 de abril de 2008

FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME CURTÍSSIMO - inscrições abertas

Simultaneamente no mundo inteiro acontecerá a:

1ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos em Brasília e a

10ª edição em Paris

 
Os interessados podem inscrever filmes em qualquer formato, gênero ou tema, amadores ou profissionais, porém que não ultrapassem 3 min. de duração (fora os genéricos – título e créditos), realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já ter participado de outros festivais ou mostras.

 
FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS
 
Uma seleção internacional
 
O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos apresenta a seleção de uns cinqüenta filmes vindos de todo o mundo, todos seguindo a mesma regra: não podem ultrapassar três minutos (fora os créditos e título).
Todos os gêneros estão presentes: ficção, animação, documentário, experimental. Um concentrado de inventividade e imaginação...

O Júri Internacional é composto de profissionais da área e personalidades, que se reúnem em Paris uma semana antes do início do Festival para conferir a premiação nas categorias "Prêmio de Animação" e "Prêmio de Originalidade". Nas outras cidades dos países participantes, é atribuído "O Grande Prêmio do Júri Popular" para a seleção internacional, e os resultados de todas as cidades serão publicados no site da organização internacional do Festival (www.trescourt.com).

Localmente, na seleção nacional, serão atribuídos os prêmios de Originalidade, Melhor Animação e Melhor Filme, por um júri composto de artistas e profissionais; também haverá o Prêmio do Júri Popular, com o objetivo de dar voz aos espectadores para a escolha do melhor filme da Mostra Competitiva Nacional. Finalmente, o Prêmio "Brasília 50 anos", será atribuído ao melhor filme brasiliense eleito por um júri composto de alunos do ensino médio da rede pública do DF, que estão participando das oficinas de "formação do olhar para o cinema". Os Prêmios serão entregues em uma grande festa no dia 4 de maio no Cine Brasília, com a presença dos realizadores dos filmes da Mostra Competitiva Local.
 
Uma programação nacional e internacional: a originalidade do festival e sua difusão simultânea, durante três dias, em várias cidades em todo mundo. Neste ano a rede do Festival aumentou para reunir mais de sessenta cidades e novos países como a Coréia do Sul, a Tunísia, Israel e Brasil. Nos quatro cantos do planeta vamos descobrir mais de duas horas de um programa eclético e votar para atribuir o Prêmio do Público. De Paris a Montreal, de Marselha a Túnis, passando por Montevidéu, Berlim, Bamako, Seul, Timisoara e em Brasília pela primeiravez.
 
Um LABEL «Around the Très Courts» Um número significativo de filmes curtíssimos fora da competição
internacional estarão na programação sob o selo LABEL - «Around the Très Courts». No Brasil serão selecionados filmes nacionais e locais.

Sob o projetor importante do LABEL «Around the Très Courts», os talentos regionais ganham destaque nessa 10ª edição de aniversário do Festival. Para marcar o evento a organização internacional do Festival propõe um programa Best Of reagrupando os melhores momentos das dez últimas edições. É a ocasião para descobrir filmes curtíssimos que marcaram a história do Festival. Outra surpresa, em parceria com a Dailymotion, é um programa especial apresentando uma seleção dos melhores curtas que serão difundidos neste célebre site de compartilhamento de vídeo.
 
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos – 2, 3 e 4 de maio – 10ª edição internacional, 1ª edição Nacional em Brasília e simultaneamente no mundo inteiro www.filmescurtissimos.com ou www.trescourt.com
 
A rede das cidades participantes da 10ª edição
 
BRASIL: Brasília.
FRANÇA: Aniane; Annecy; Arcueil; Gentilly; Aubagne; Audincourt; Caen; Chambéry; Cherbourg; Cluny; Domqueur; Fougères; La Garde; La Rochelle; Le Mans; Lucé Millau; Marseille; Montpellier; Nogent-sur-Marne; Paris Reims; St-Etienne-du-Rouvray; Wissembourg.
SUIÇA: Bex Genève; Lausanne; Neuchâtel; Sion.
ISRAEL: Tel Aviv.
ITÁLIA: Bolonha; Comacchio; Olbia; Pádua; Trento; Vicenza.
TUNÍSIA: Túnis.
NOVA CALEDÔNIA: Mont-Dore.
ALEMANHA: Berlim; Weimar.
BÉLGICA: Bruxelas.
LUXEMBURGO: Luxemburgo.
MALI: Bamako.
SENEGAL: Dakar.
CANADÁ: Montreal; Québec.
ROMÊNIA: Aiud; Bacau; Baia Maré; Cluj-Napoca; Iasi; Sibiu; Târgu Mures; Timisoara.
CORÉIA DO SUL: Seul.
URUGUAI: Montevidéu.
VENEZUELA: Caracas.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site:

http://www.filmescurtissimos.com

e enviar cópia em DVD para:

Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul Bl. A - CEP 70.351-580,
até o dia 25/04/2008. A inscrição é gratuita.

Os filmes selecionados entrarão na curadoria, realizada em Paris, da mostra Internacional do Festival em 2009. O Festival acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de maio no Cine Brasília em Brasília e em 18 países e 65 cidades ao mesmo tempo.

A 1ª edição em Brasília agrega duas novidades ao Festival:

1- Serão oferecidas oficinas de "formação de olhar para o cinema" a alunos do ensino médio da rede pública, com o objetivo de compor um corpo de jurados para o Prêmio "Brasília 50 Anos";

2- Todos os filmes de Brasília inscritos e selecionados para o Festival serão exibidos em uma mostra competitiva para o Prêmio que antecipa as comemorações dos 50 anos de Brasília.


Contatos Brasil:

Organização nacional e produção executiva:
Josiane Osório
61 9138-0206
filmescurtissimos@yahoo.com.br

Assistente de produção:
Carina Bini
61 8480-3898
carina@tantriarte.com.br

Direção de produção:
Anne Daldegan
61 8199-0052
annedaldegan@hotmail.com

Assessoria de imprensa:
Rodrigo Machado
61 8175-3794
drigo.machado@gmail.com
 

Nenhum comentário: