terça-feira, 31 de março de 2009

Itaú Cultural prorroga data para receber vídeos da ação UMA HISTÓRIA À PROCURA DE IMAGENS


Itáu Cultural

Novo prazo para envio de vídeos da ação Uma História à Procura de Imagens promovida pela revista Continuum Itaú Cultural: dia 30 de abril 2009 

Uma História à procura de Imagens

Agora você tem até o dia 30 de abril para enviar seu vídeo (de até cinco minutos) para a revista Continuum Itaú Cultural. O seu trabalho para produção do vídeo terá como referência o texto de Jesuane Salvador "Amor, Substantivo, Feminino", mas o texto é apenas uma referência: você pode adaptá-lo livremente, usar apenas parte da história, imaginar a vida da personagem principal, escolher outras músicas para a trilha sonora. Use a sua criação livremente e participe.

Você encontra o texto O texto "Amor, Substantivo Feminino" e o regulamento desta ação no http://www.itaucultural.org.br/ (clique em Continuum) ou nos anexos deste informativo.

Os meios: você pode desenvolver o seu trabalho com umafilmadora, um celular, um software de animação ou qualquer outro dispositivo que gere imagens em movimentopara interpretar "cinematograficamente" , o relato "Amor, Substantivo Feminino".

Como enviar o vídeo (duas opções) - se o arquivo tiver até 15MB pode ser enviado por e-mail no participecontinuum@itaucultural.org.br  - se for maior de 15 MB, deverá ser remetido pelo correio no endereço: Itaú Cultural | Avenida Paulista, 149, 5º andar (revista Continuum) | CEP: 01311-000 | São Paulo/SP.

Prêmios

  • os melhores trabalhos serão publicados na edição on-line da Continuum Itaú Cultural http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2689;
  • os autores dos melhores trabalhos receberão publicações do Itaú Cultural, entre elas: o livro "Ensaios e Reflexões" − que reúne textos sobre a presença da linguagem cinematográfica nas artes visuais e também publicações sobre a exposição internacional Cinema Sim e da mostra O Visível e o Invisível.
  • o autor do melhor vídeo será premiado com uma bolsa e uma oficina de adaptação na Academia Internacional de Cinema em São Paulo/SP.(http://www.aicinema.com.br/)

Dúvidas: escreva para participecontinuum@itaucultural.org.br.  

Esta ação tem o apoio da AIC - Academia Internacional de Cinema 

http://www.aicinema.com.br/ 

Inscrições abertas - 32º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA - Maranhão

32º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA - Maranhão
16 A 22 DE JUNHO DE 2009

Inscrições abertas: http://www.festivalguarnice.com.br/

***
A Universidade Federal do Maranhão, através do Departamento de Assuntos Culturais da Pró - Reitoria de Extensão e dos Departamentos de Comunicação Social (Centro de Ciências Sociais) e Arte (Centro de Ciências Humanas), com o apoio do Instituto Guarnicê de Cinema e de organizações públicas e privadas promoverá de 16 a 22 de junho de 2009, na cidade de São Luís, o 32º Festival Guarnicê de Cinema, com os objetivos de incentivar a realização de filmes e vídeos, em curta, média e longa metragem, no País; fomentar o aparecimento de novos realizadores; difundir a produção no campo audiovisual realizada no Brasil, além de promover o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa. 


Regulamento:

- O 32º Festival Guarnicê de Cinema constituirá de mostras competitivas e não competitivas, que se realizarão no período de 16 a 22 de junho de 2009 e aceitará filmes na bitola 35 mm e vídeos realizados no sistema NTSC em qualquer formato de captação, exigindo-se, no ato da inscrição, o encaminhamento da(s) cópia(s) em mídia digital DVD para seleção.

- As mostras não competitivas serão constituídas de filmes e vídeos convidados e/ou que não se enquadrem nos critérios da competição deste regulamento e serão realizadas em sistema de itinerância.

 – A Mostra Guarnicê de Filme Longa Metragem, não terá caráter competitivo e será destinada a diretores iniciantes, brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há mais de 1 (um) ano. Considera-se diretor iniciante aquele que não tenha assinado em seu currículo a direção geral de 3 (três) filmes de longa metragem.

Dos Concursos:
a) Concurso Guarnicê de Filmes
b) Concurso Guarnicê de Vídeos
c) Troféu Guarnicê para Filme/Videoclipe (14ª edição)
d) Troféu Guarnicê para Filme/Vídeo de 1 Minuto (17ª edição)
e) Troféu Guarnicê para Comercial (20ª edição) - destinado apenas para as agências e produtoras do Estado do Maranhão
f) Troféu Guarnicê para Tele-Reportagem (22ª edição) - destinado exclusivamente às emissoras de TVs do Estado do Maranhão

– Para os Concursos Guarnicê de Filmes e Vídeos serão reservadas 8 (oito) horas de projeção; os demais concursos, serão realizados em uma sessão de no máximo 2 (duas) horas de duração.

- Dos Concorrentes e critérios de participação:

- Poderão participar cineastas e videoastas brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa.

- Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) filmes e/ou vídeos, de curta e média metragem, de acordo com sua duração (curta metragem - até 15 minutos; média metragem - 16 a 69 minutos; longa metragem - a partir de 70 minutos), sobre qualquer tema e que não tenha participado de edições anteriores do Festival Guarnicê, observando-se os critérios adotados no Artigo 1º.

- Para os trabalhos inscritos no Concurso de Videoclipe só serão aceitos Clipes composto e produzido por trilha sonora original.

- Está vedada a participação na mostra competitiva de trabalhos que caracterizem promoção institucional ou empresarial.

Das inscrições e concorrências:
- Os trabalhos inscritos deverão estar acompanhados de ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, além de fotos, release, currículo resumido do diretor (o material de divulgação poderá ser enviado em CD-ROM). Cada trabalho deverá estar gravado em mídia digital DVD-R, individual e identificado com nome, endereço completo, telefone. - Os filmes e vídeos deverão estar em perfeito estado de conservação.

- Os responsáveis pelas inscrições dos trabalhos selecionados para as mostras competitivas de filmes e vídeos deverão enviar, respectivamente e com uma antecedência mínima de vinte dias do início do Festival Guarnicê, uma cópia em película cinematográfica e fita miniDV.

- Para todos os casos (filmes e vídeos), o responsável pela inscrição deverá enviar Declaração à coordenação do Festival informando que dispensa cobrança oriunda de direito autoral por parte do ECAD, conforme rege a Lei 9.610/98, para a exibição no Festival Guarnicê de Cinema, incluindo em suas programações oficiais e itinerantes organizadas pela Universidade Federal do Maranhão. Essa declaração deverá ser assinada pelo autor da Trilha Sonora em conjunto com o diretor da obra audiovisual.

Os trabalhos inscritos e seus anexos deverão ser entregues ou enviados por postagem a:
UFMA/PROEX/DAC - FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA
Rua Grande, 782 – Centro 65020-250 – São Luís – MA

Contatos:
Telefax: (98) 3231-2887

Coordenação 3221-0756
E-mail:
contato@festivalguarnice.com.br com cópia para dac_ufma@yahoo.com.br,

no período de 30 de março a 17 de abril de 2009.

- Para cada valor inscrito será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) a ser enviada através de cheque cruzado, nominal à Fundação Sousândrade. Esta taxa será dispensada se o responsável pela inscrição doar uma cópia da sua obra audiovisual em mídia digital no formato DVD-R à Universidade Federal do Maranhão para incorporação ao acervo da sua videoteca.

- Os filmes e vídeos de realizadores estrangeiros (países ibero-americanos e de língua portuguesa) só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.


Da participação dos realizadores:
Devido à crise mundial, vários dos tradicionais patrocinadores do Festival Guarnicê de Cinema não serão parceiros na edição de 2009. Isso acarretará numa necessidade maior de contenção de custos e o convite para participação de realizadores e/ou representantes dos trabalhos selecionados está condicionado às novas possibilidades financeiras do evento.


Do Júri e Premiação:
A comissão Organizadora do 32º Festival Guarnicê de Cinema indicará os membros que comporão os júris de premiação, específico para cada concurso mencionados no Artigo 3º, que serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual.

- Para os Concursos de Filmes e Vídeos, os júris deverão escolher o melhor filme e o melhor vídeo do 32º Festival Guarnicê de Cinema e o melhor filme ou vídeo realizado por maranhenses e atribuir aos concorrentes o Troféu Guarnicê para a melhor direção, melhor roteiro, melhor direção de fotografia, melhor montagem/edição, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz, além de outorgar o Troféu São Luís aos trabalhos concorrentes destes concursos, convidados, pessoas e/ou instituições ligadas ao evento.

- Os júris técnicos de filmes e vídeos deverão apontar, dentre os trabalhos realizados por maranhenses, além do melhor filme e do melhor vídeo, o melhor documentário; esses trabalhos serão agraciados com o Prêmio Cinematográfico Assembléia Legislativa, no valor de 10 (dez) salários mínimos, assim denominados: Prêmio Mauro Bezerra – para o melhor documentário, Prêmio Bernardo Almeida – para o melhor vídeo e Prêmio Erasmo Dias – para o melhor filme.

- Além dos júris específicos para cada concurso citado no Artigo 3º, a Comissão Organizadora do 32º Festival Guarnicê de Cinema terá uma comissão julgadora específica para outorgar o Troféu Jangada, instituído pela Organização Católica Internacional de Cinema - OCIC/SIGNIS – Brasil; para outorgar o Troféu ABD, instituído pela Associação Brasileira de Documentaristas - ABD-MA; e para o Troféu Nego Chico, instituído pela Comissão Maranhense de Folclore e pelo Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho a trabalhos que abordem a temática da cultura popular.

- O público presente às sessões dos Concursos Guarnicê de Filme e Vídeo, constituirá o Júri Popular e escolherá o melhor Filme e o melhor Vídeo.

- Os júris técnicos poderão conceder premiações ou atribuir menções honrosas e premiações especiais, desde que seja acordado com a Comissão Organizadora. Eventuais parceiros poderão atribuir premiações especiais e, nesse caso, os prêmios serão divulgados até três dias antes do início do Festival. As decisões são irrevogáveis.

- A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos causados pelo transporte e/ou exibições dos filmes e vídeos.

- As cópias das obras audiovisuais inscritas e aceitas pela Comissão Organizadora serão devolvidas aos seus realizadores, exceto os que optarem pela doação segundo os termos do §6º do artigo 5º. As despesas de devolução ficarão por conta da Universidade Federal do Maranhão.

- Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora. 

- A inscrição do trabalho importa na aceitação do presente regulamento.

São Luís - MA, Brasil, março de 2009.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Festival Visual Brasil

dia 27 y 28 de marzo

http://festivalvisualbrasil.com http://festivalvisualbrasil.com/visualbrasil09/  

El Festival Visual Brasil tiene programada su sexta edición para los días 27 y 28 de marzo de 2009 y en el centro cultural Punt Multimedia. Para esta ocasiónparticiparan VJs brasileños y artistas locales en una sesión conjunta, donde cada uno presentará su trabajo y cambiará experiencias. Con cinco ediciones ya realizadas, el Visual Brasil se consolida como un espacio para pensar y discutir nuevas tendencias audiovisuales. Este encuentro es una oportunidad de conocer proyectos artísticos de vanguardia, un ejemplo del arte brasileño más osado e innovador que gana fuerza en el contexto internacional, construido una mezcla rica de significados e influencias. El Festival Visual Brasil es una iniciativa independiente y tiene la colaboración de varios centros culturales y artistas. Para que este proyecto consiga sus objetivos es necesaria la ayuda de todos, participando y divulgando este encuentro.


Día 27/03 21hs Muestra de video: Hip Hop y resistencia Selección de Helio Pelosi 22hs-01:30hs Fiesta de Apertura_Amigo dos treis (YOka,Hp76,Junior Wise) VJ Crazy Monkey, VJ Bete Rum

Día 28/03

Muestra de video_21hs VJs brasileños Impar, Bijari, Embolex, Eletro-I-Man, Varga Tatu Guerra, Menotti, Midia Dub, Xorume Ortega, Córtex, Dani Fahur, Submagem Vaivendo, Spetto Paulo R.C. Barros, Frozen, TeleKommando VJs 22hs Presentaciones_Ressaca. Bruno Vianna 23.30hs Quebrando Rocha. Submagem 00hs-03hs Fiesta multimedia Raggadelik, DJ Emerson, DJ Takaya Sato Submagem, VJ Eletro-I-Man y Gustavo (Embolex) Local_Punt Multimedia Casa del Mig. Parc de l'Espanya Industrial Muntadas, 5 08014 Barcelona Metro: Sants Estación (Línea 3 y 5)

contato: 
Ricardo Cançado 

Abertas as inscrições para o Curta Brasil

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para a mostra competitiva Curta Brasil, de curtas-metragens brasileiros finalizados em 35 mm. O evento ocorre durante o 7º Festival de Cinema Brasileiro de Ribeirão Preto, que a São Paulo Film Comission promove de oito a 14 de maio na cidade do interior paulista. Para concorrer, os curtas devem ter duração máxima de 15 minutos, exceto os créditos, terem sido concluídos a partir de 2007 e não terem sido exibidos em edições anteriores deste Festival. Mais informações e inscrições no site: www.saopaulofilmcommission.com.br. 

fonte: TELA VIVA News

sexta-feira, 6 de março de 2009

Abertas as inscrições para a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Estão abertas as inscrições para a 8ª Mostra de Cinema Infantil de
Florianópolis, que ocorre de 26 de junho a 12 de julho na capital
catarinense, com exibição de filmes nacionais e estrangeiros. Podem
participar da mostra competitiva produções de todos os gêneros e
formatos, mas com foco no universo infantil, e inéditas em Santa
Catarina.

A escolha do vencedor é realizada por um júri formado por crianças
previamente selecionadas pela organização do festival. Elas vão
eleger o melhor filme ou vídeo de curta-metragem infantil brasileiro.
Além do troféu, o primeiro colocado recebe um prêmio de R
$ 1.000,00. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. O
regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados em
www.mostradecinemainfantil.com.br

Evento de especial interesse para o público, educadores e produtores
que pensam o cinema como diversão e cultura, a mostra de
Florianópolis é um dos mais importantes festivais do segmento no
Brasil. Além de exibir filmes atuais e antigos, propõe um debate
sobre a produção cinematográfica voltada para o público mais jovem.

Nesta edição, ocorre o 5º Encontro Nacional do Cinema Infantil, que
vai discutir a produção cinematográfica para crianças e adolescentes
no Brasil e no mundo, e com a participação de produtores brasileiros
e estrangeiros. O objetivo principal é tornar o mercado do cinema
infantil forte e estratégico.

A exibição dos filmes durante a mostra é realizada também como uma
ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através do
cinema. Escolas da rede pública ganham transporte para assistir aos
filmes, exibidos gratuitamente durante a semana, e a preços
populares nos fins de semana. Paralelamente, ocorrem oficinas para
estudantes e para professores, debates com especialistas em educação
e cinema, produtores e realizadores.

Pelo segundo ano consecutivo será realizada uma parceria com a
Programadora Brasil, do Ministério da Cultura. Os filmes
encaminhados para o evento serão sugeridos para inclusão no catálogo
de títulos infantis. Cabe à Programadora a seleção final. Esta
parceria permite a crianças de todo o país o acesso a atual produção
brasileira de cinema infantil. A mostra é realizada pela Lume
Produções Culturais com o apoio de patrocinadores. A cada ano os
números de filmes e de público é ampliado. Na primeira edição, em
2002, atingiu 2,5 mil pessoas, e em 2008, 25 mil.

Na edição do ano passado, foi realizado o primeiro Pitching, com a
participação de realizadores de todo o Brasil. O projeto escolhido
foi "Eu e Meu Guarda-Chuva", longa-metragem em desenvolvimento pelo
diretor Toni Vanzolini, e pelo produtor Luiz Noronha, da Conspiração
Filmes (RJ). Os produtores participam no início de março do Fórum de
Financiamento do Festival de Malmo, na Suécia, para propor uma co-
produção internacional. Para este ano, está confirmada a realização
do 2ª Pitching.

Luiza Lins
diretora da mostra
luizalins@mostradecinemainfantil.com.br
(48) 3235-5996, 9980-6908

Jeferson Lima
assessoria de imprensa
imprensa@mostradecinemainfantil.com.br
(48) 91460251

http://www.mostradecinemainfantil.com.br

quarta-feira, 4 de março de 2009

| MIAU | Última chamada para as inscrições no 2º MIAU!

As inscrições para o  MIAU terminam no dia 10 de março.
Acesse o site e inscreva-se já!

International Film Festival Portugal

Inscrições abertas em festival português para jovens realizadores (diretores com até 30 anos): *** CALL FOR ENTRIES SUBMISSION DEADLINE: 20 April 2009  FEST - International Film Festival Portugal will take place in between the 21 and 28 of June 

The motive for this contact is the opening of the entries for the Official competitive section in the festival, aimed for directors up to 30 years of age, as we are inviting you to submit your works and would be much praised to count with your participation.

Entry Form www.fest.pt FEST - International Youth Film Festival, is now one of the most important cultural events in Portugal, with all year TV Coverage. FEST – Training Ground which is a parallel activity of the festival, has received in Portugal participants from all over the world in its previous edition, and is set to guarantee a very good environment for the festival , as well as all the condition for all people interested in following the event. The credibility of this event is closely associated to the high quality of the participations such as the efforts made by the organization members, creating an opportunity for new directors to show their works, we are happy to cooperate with film schools new directors and Production companies .

The categories are in competition are: . A - Fiction . B - Documentary . C - Experimental . D - Animation . E - Music Videoclip And alternatively the Silver Castle competition for Feature films from Directors on its first or second work THE ENTRY FORM AND REGULATION IS AVAILABLE FROM OUR WEBSITE AS WELL AS DETAILED INFORMATION ABOUT THE EVENT http://www.fest.pt WE DO NOT CHARGE ENTRY FEE Best regards, Filipe Pereira Festival Director FEST - International Film Festival Apartado 234 4501-910 Espinho Portugal E-mail: fest@fest.pt Website: www.fest.pt The on-line entry form, conditions and all technical details can be found on http://WWW.FEST.PT

segunda-feira, 2 de março de 2009

MUNICH INTERNATIONAL short film festival 2009: LAST CALL FOR ENTRIES

Due to an overwhelming number of requests, MUNICH INTERNATIONAL has extended its deadline to March 15th, 2009 – Send in your submissions today! The festival takes place directly prior to the "big" Munich Filmfest. Starting on Thursday, June 18 through Wednesday, June 24, 2009, the festival will showcase the world's best contemporary short films each night at the tradition-steeped Gloria Filmpalast in the heart of the Bavarian capitol.

Submissions are open to non-German language films of all genres (fiction, animation, documentary, experimental, music video or other) from any nation of the world. Films must not have been shown in Bavaria at a festival, in a theatre or on television before, and must not exceed a length of 15 minutes. All non-English films must have English subtitles. The festival only screens 35mm prints. To submit a film, please register at Reelport.com – after registering, you will be guided through the necessary steps, from the filling of simple data requests to the automatic upload of a video file. You may also send a DVD preview copy to the address mentioned on the Reelport website. Please do not send your preview copy directly to the festival. Please check the complete submission requirements at http://www.muc-intl.de

Please share this information with anyone who may wish to submit a film. Thanks in advance for your interest and collaboration. We are looking forward to meeting you in Munich in June!

----------------------------------------------------
GERMAN VERSION - DEUTSCHE FASSUNG
----------------------------------------------------

Auch 2009 findet im Gloria Filmpalast am Stachus wieder das MUNICH INTERNATIONAL short film festival statt, dieses Jahr in der Kinowoche vom 18. bis zum 24. Juni. Aufgrund des großen Andrangs hat der Veranstalter, die Münchner Filmwerkstatt e.V., die Frist, in der Filmemacher aus aller Welt ihre Kurzfilme über die Onlineplattform Reelport.com beim Festival einreichen können, bis zum 15. März 2009 verlängert – deutschsprachige Filme sind allerdings nicht zugelassen. Aus diesen Einreichungen wird auch in diesem Jahr wieder ein spannendes Kurzfilmprogramm zusammengestellt, das ausschließlich aus Filmen bestehen wird, die noch nie in Bayern zu sehen waren. Mit dieser geballten Ladung Kurzfilm bietet das MUNICH INTERNATIONAL short film festival die konzentrierten Vorfilme als perfekte Einstimmung auf das "große" Filmfest München, das ihm ab dem 26. Juni folgt.

Laufend aktualisierte Information über das Programm und die ausgewählten Filme finden sich auf der Internetseite des Festivals http://www.muc-intl.de


MUNICH    INTERNATIONAL
short   film   festival
-----------------------
June 18th to 24th, 2009
Gloria  Palast   Munich
-----------------------
Muenchner Filmwerkstatt
Post Office Box 860 525
Munich  81632,  Germany
-----------------------
Phone +49 89 20 333 714
Fax +49 721 151 377 629
http://www.muc-intl.de/
mailto:mail@muc-intl.de
-----------------------


Um den Newsletter der Münchner Filmwerkstatt nicht weiter zu beziehen, besuchen Sie bitte
To unsubscribe from this newsletter, please click
Pour vous désabonner, veuillez cliquer sur
http://www.esav.de/newsletter/?p=unsubscribe&uid=8a31be2a04dc8fe59e1ed2a1c49b4622